Ninguém emagrece efetivamente sem reorganizar a vida e preparar-se para este evento. Emagrecer e ficar magro é uma condição que exige competência para lidar com a força imposta pela nova imagem corporal adquirida através do tratamento.
Martins – 1994

quinta-feira, 3 de julho de 2014

Bate papo com Brené Brown - Parte 3


Sobre a Vergonha
Diz Brené Brown:

"A vergonha odeia quando procuramos ajuda e contamos nossa história. Ela odeia ter palavras aos seu redor, pois não consegue sobreviver quando é compartilhada. A vergonha adora segredo. A coisa mais perigosa a fazer depois de uma experiência vergonhosa é esconder ou enterrar nossa história. 

Quando escondemos nossa história, a vergonha se multiplica. Eu me lembro de dizer em voz alta: 'Preciso falar com alguém agora mesmo. Coragem Brené!'

Mas há um aspecto complicado na compaixão e sintonia: não podemos chamar qualquer um. Não é tão simples. Tenho muitos bons amigos, mas existe só um punhado de pessoas com quem posso contar para praticar compaixão quando estou na escuridão da vergonha.

Se compartilharmos nossa história vergonhosa com a pessoa errada, isso pode acabar virando mais um componente da já perigosa tempestade. Precisamos de sintonia sem interferência em uma situação dessas, algo como uma conexão de fibra ótica. É sempre bom evitar as..."


Eis, aqui, um grande desafio!
Enfrentar sua sombra sem que ela signifique uma vergonha intransponível.
Nunca se esqueça de que, a condição humana inclui a sombra para que a luz se propague.
Viva sua vida com a integração de experiências vergonhosas, para que seja possível viver, também, experiências satisfatórias.


Então... como você tem compartilhado suas histórias?
Como se sente depois que dessa auto permissão?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito bem vindo!
Participe ativamente e contribua para uma vida mais leve, mais livre e mais feliz!
Abraços carinhosos