Ninguém emagrece efetivamente sem reorganizar a vida e preparar-se para este evento. Emagrecer e ficar magro é uma condição que exige competência para lidar com a força imposta pela nova imagem corporal adquirida através do tratamento.
Martins – 1994

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Artigo em Destaque



Imagem corporal X esquema corporal

A diferença que faz toda diferença!

Viver é corporificar a vida em sua ampla diversidade. Vivemos alegria, tristeza, preguiça, trabalho, amor, decepção, compulsão, dor, doença, conquista, palavra, escrita, solidão, dúvida, sonho... E por aí vai uma longa lista de experimentos, alguns prazerosos e outros nem tanto.

Tudo é vivido através do corpo, seja ele mais denso ou mais sutil. Apesar de o fenômeno ser universal, a via pelo qual experimentamos a vida através dele é que faz a diferença. A densidade do corpo, enquanto fisiológica, determina o esquema corporal, representação concreta daquilo que somos. Entre outros elementos, aqui se encontram as estruturas óssea, muscular e líquida do corpo, grandes influenciadores da medida na balança. Sua característica estrutural, apesar da flexibilidade que possui, permite uma oscilação lenta e vagarosa, ou seja, o corpo enquanto esquema concreto demanda tempo para modificar-se.

Diferentemente, a imagem corporal flutua livremente ao sabor dos humores como representação emocional em relação à vida e ao viver. A cada momento a imagem do si mesmo silencia e anuncia sua dimensão sensorial, demarcando momentos positivos e negativos da experiência vital. Quem já não viveu aquele momento crucial entre duas olhadas no espelho em frações de minutos, onde a primeira determina o sucesso e a segunda, o fracasso? Por que acordamos um dia deslumbrante e no dia seguinte esse deslumbramento cede lugar à famosa sensação de inadequação? O que acontece no curto espaço de tempo onde distorcemos nossa autopercepção? A imagem é uma criação e, como tal, alimenta-se de sentimento, gerenciada pela diversidade de humores que, de forma distorcida, responde prontamente a cada interferência intra e interpessoal. Lembrar que a oscilação neste caso ocorre numa velocidade diferenciada, transformando a imagem a cada situação impactante na vida.

Enfim, esquema corporal define nosso corpo real – Como Sou. Imagem Corporal define nosso corpo imaginário – Como me vejo e me sinto. Uma diferença que faz toda diferença! Sendo assim, vale ressaltar a importância dos cuidados direcionados às duas dimensões – real e imaginária; a fim de promover o equilíbrio entre o que somos e o que sentimos, integrando a diversidade de expressão do corpo na vida.

Laura Cavalcanti - Psicóloga

Um comentário:

  1. Estou aguardando seu comentário...
    Quer fazer alguma pergunta sobre o assunto?
    Então, vamos lá!
    Eu estarei aqui com você!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito bem vindo!
Participe ativamente e contribua para uma vida mais leve, mais livre e mais feliz!
Abraços carinhosos